CUFA Rio Grande do Sul reforça, pelo terceiro ano consecutivo, atuação na linha de frente das enchentes
EMERGÊNCIA CLIMÁTICA


A CUFA Rio Grande do Sul esteve presente nas enchentes de 2023 no Vale do Taquari, atuou durante a maior tragédia climática da história do estado em 2024 e segue mobilizada agora, em 2025, oferecendo apoio direto às regiões novamente afetadas pelas fortes chuvas e alagamentos.
Mais uma vez, foram milhares de pessoas desabrigadas ou desalojadas, e a instituição atuou na linha de frente com a distribuição de alimentos prontos, mantas, itens de higiene, produtos de limpeza e garantindo também o funcionamento das lavanderias comunitárias, onde as famílias puderam lavar e secar suas roupas de forma gratuita.
Agora, com a redução do nível das águas e o início da fase de reconstrução, a CUFA Rio Grande do Sul volta suas forças para o suporte de médio e longo prazo: distribuição de kits de limpeza, apoio à segurança alimentar e suporte às famílias que seguem em situação de vulnerabilidade. Com atuação permanente em diversas cidades, a instituição mantém seu compromisso com a escuta ativa das lideranças locais e com a entrega direta e ágil de ajuda humanitária às populações mais impactadas.
Atuação Estratégica: Escritório de Resiliência Climática da CUFA Rio Grande do Sul
Anunciado durante a COP 29 no Azerbaijão, o Escritório de Resiliência Climática da CUFA RS foi criado para estruturar respostas permanentes às crises climáticas. Desde então, tem atuado de forma estratégica nas ações de emergência, mitigação de riscos e apoio à reconstrução dos territórios.
Em 2024, a CUFA Rio Grande do Sul mobilizou mais de 4 mil toneladas de doações, realizou salvamentos e ações em escolas, hospitais e comunidades inteiras. O escritório também tem investido em soluções de impacto.
Uma das ações mais relevantes em 2025 foi o lançamento de uma pesquisa inédita com moradores da Região Metropolitana de Porto Alegre, que revelou que grande parte da população não sabe para onde ir ou o que fazer em situações de risco climático. O levantamento está disponível no site da CUFA e contribui com o desenho de políticas públicas mais efetivas.
www.cufariograndedosul.org/escritorio-de-resiliencia-climatica
A CUFA Rio Grande do Sul segue mobilizada, com equipes atentas às realidades locais, reforçando seu compromisso com quem mais precisa durante a crise e, sobretudo, no processo de reconstrução.