Escritório de Resiliência Climática da
CUFA Rio Grande do Sul

O Escritório de Resiliência Climática da CUFA RS em Porto Alegre, é um ponto de articulação, escuta ativa, construção coletiva e desenvolvimento de soluções práticas para fortalecer comunidades diante da crise climática.

Anunciado durante a participação da CUFA RS na COP 29, no Azerbaijão, o escritório marca um novo momento da atuação da organização no estado. Ele atua como um ponto de ações, pesquisas, articulações e programas que conectam a base das comunidades a políticas públicas, inovação e conhecimento técnico.

Pesquisa sobre resiliência e efeitos climáticos

A CUFA Rio Grande do Sul desenvolveu uma pesquisa, publicada em 08 de abril de 2025, com moradores e lideranças comunitárias da região metropolitana do estado para entender as percepções de resiliência e os efeitos climáticos das enchentes que atingiram.

Relatório Supporting Communities Affected by Floods (Apoiando Comunidades Afetadas por Inundações)

O relatório Supporting Communities Affected by Floods – Apoiando Comunidades Afetadas por Inundações é uma ação conjunta entre a Central Única das Favelas do Rio Grande do Sul (CUFA RS), a Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado (SICT), o Comitê Científico de Adaptação e Resiliência Climática do Governo do RS, o South Summit Brasil e o Regenera RS. O documento reúne o que as comunidades de Canoas, Alvorada e Eldorado do Sul vivenciaram durante as enchentes de 2024, além de apresentar suas principais necessidades e prioridades para enfrentar os efeitos da crise climática.