Grande Final da Taça das Favelas RS 2025 será no dia 30 de agosto, no Estádio Passo D’Areia em Porto Alegre com transmissão ao vivo da RBS TV

No próximo dia 30 de agosto, o Estádio Francisco Novelletto Neto (Passo D’Areia), em Porto Alegre, será palco da grande final da Taça das Favelas Rio Grande do Sul 2025, maior campeonato entre favelas do mundo, que neste ano bateu recordes de participação.

Vitória Silveira

8/8/20252 min read

Promovida pela Central Única das Favelas do Rio Grande do Sul, a competição está em sua terceira edição no estado, mobilizando, ano a ano, milhares de jovens de todo o território gaúcho e se consolidando como um dos maiores eventos esportivos do calendário estadual. Em 2024, a competição levou mais de 9 mil pessoas ao Estádio Passo D’Areia na grande final, com jogos emocionantes, estrutura profissional, transmissão ao vivo da RBS TV e neste ano promete uma festa ainda maior. A edição deste ano contará com 15 mil participantes. Durante meses de disputa, os jogos reuniram talentos locais de 37 cidades do estado, reforçando o papel do esporte como instrumento de inclusão, visibilidade e transformação social.

A edição deste ano contará com 15 mil participantes. Durante meses de disputa, os jogos reuniram talentos locais de 37 cidades do estado, reforçando o papel do esporte como instrumento de inclusão, visibilidade e transformação social.

Classificados para a reta final
As quartas de final já estão definidas, confira os times que vão disputar:

Categoria Feminina:

· Courhasa (Imbé)

· Rosa Maria (Gravataí)

· Boa Parada (Cruz Alta)

· Beltrão de Queiroz (Caxias do Sul)

· Areal (Pelotas)

· Jardim Alvorada (Alvorada)

· Vila Farrapos (Porto Alegre)

· Martinica (Viamão)

Categoria Masculina:

· Multirão (Capão da Canoa)

· Municipal (Montenegro)

· Osvaldo Cruz (Frederico Westphalen)

· Complexo Jardelino Ramos (Caxias do Sul)

· Colônia Z3 (Pelotas)

· Safira (Porto Alegre)

· Guajuviras (Canoas)
· Americana (Alvorada)

No próximo sábado, 9 de agosto, no CT do Grêmio, Presidente Hélio Dourado em Eldorado do Sul, serão disputadas as quartas e semifinais, que definirão os times que vão disputar o título.

A grande final será realizada no Estádio Passo D’Areia em Porto Alegre com transmissão ao vivo da RBS TV. A abertura dos portões será as 12h e início dos jogos as 14h. O evento é gratuito, voltado ao público de todas as idades e os ingressos podem ser retirados no site: www.tacadasfavelasrs.com.br

A competição é realizada pela Central Única das Favelas do Rio Grande do Sul com patrocínio do Banrisul, Farmácias São João, CEEE Equatorial, Silva Atacarejo e conta com o financiamento do Pró-Esporte RS, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Para o presidente da CUFA Rio Grande do Sul, Junior Torres, a grande final é o momento de celebrar o esporte como potência das favelas:

“A Taça das Favelas Rio Grande do Sul é mais do que futebol. É sobre sonho, visibilidade, futuro e pertencimento. Em cada jogo, vimos jovens acreditando mais em si mesmos e comunidades inteiras se mobilizando em torno do esporte como esperança. A grande final é o ápice dessa trajetória, e queremos que cada torcedor viva isso conosco.”

A organização recomenda que os participantes cheguem com antecedência, respeitando os horários de abertura dos portões e início das partidas.