Vila Farrapos e Guajuviras conquistam a Taça das Favelas RS 2025
Times de Porto Alegre e Canoas levantaram as taças das categorias feminina e masculina da terceira edição gaúcha da competição


Guajuviras - Time Campeão Masculino


Vila Farrapos- Time Campeão Masculino
O Estádio Passo D’Areia foi palco neste sábado da grande final da Taça das Favelas Rio Grande do Sul 2025, a maior competição de futebol entre favelas do mundo. Em sua terceira edição no Rio Grande do Sul, o campeonato consagrou como campeões os times do Vila Farrapos, de Porto Alegre, na categoria feminina, e do Guajuviras, de Canoas, na categoria masculina.
Na decisão feminina, o Vila Farrapos venceu o Beltrão de Queiroz, de Caxias do Sul, por 3 a 1. A equipe da Serra abriu o placar com Cassi, mas o time da Capital virou o jogo com gols de Milene, Gaby (de cabeça) e Pitinho, levantando pela primeira vez a taça.
Na final masculina, a emoção foi até os pênaltis. O Municipal, de Montenegro, saiu na frente com Gustavinho. No segundo tempo, Junqueira empatou para o Guajuviras e levou a decisão às penalidades. O goleiro Marcos brilhou ao defender uma cobrança, e Junqueira voltou a marcar, garantindo o título inédito para Canoas.
Como premiação conforme regulamento presente no site www.tacadasfavelasrs.com.br, os campeões levam R$ 10 mil em material esportivo e os vices R$ 5 mil, também em equipamentos esportivos, fortalecendo os projetos esportivos das comunidades.
Números históricos
A edição de 2025 bateu recordes: foram mais de 600 times inscritos, 15 mil participantes mobilizados em 37 cidades gaúchas e um alcance superior a 5,5 milhões de visualizações nas redes sociais, confirmando a força da Taça como um dos maiores eventos esportivos do calendário estadual.
Agora, os atletas que mais se destacaram durante as etapas da competição vão compor a Seleção Gaúcha da Taça das Favelas, que representará o Rio Grande do Sul na etapa nacional, em São Paulo.
Um marco também na transmissão
Pela primeira vez, a transmissão da RBS TV contou com a participação de um comentarista escolhido pela favela. O jovem Luis Henrique Camargo venceu o concurso “Favela na Transmissão” com 61% dos votos e estreou como comentarista oficial da final, levando a voz da periferia para as telas de todo o estado.


























Segundo Junior Torres, presidente da CUFA RS, a final de 2025 foi a consagração de um trabalho coletivo:
”A Taça das Favelas RS é mais do que futebol. É sobre sonhos, pertencimento e esperança. Cada atleta que entrou em campo representa a potência das nossas favelas e o futuro do nosso estado. Porto Alegre e Canoas levantam a taça, mas quem vence mesmo é a juventude gaúcha.”
A Taça das Favelas RS 2025 é realizada pela CUFA RS, com patrocínio de Banrisul, Farmácias São João, CEEE Equatorial e Silva Atacarejo; financiamento do Pró-Esporte RS, via Lei de Incentivo ao Esporte do Governo do Estado; apoio do RS Seguro e da Secretaria de Segurança Pública.

